04 maio 2013

Como amar o fator encolhimento do seu tipo de cabelo


Eu sei que meu cabelo está crescendo, mas ele continua do mesmo tamanho. Por quê isso acontece?
Olá meninas, como vocês estão? Hoje quero discursar um pouco sobre o terror das cacheadas FATOR ENCOLHIMENTO. Este atinge os cabelos ondulados, cacheados e principalmente os crespos. O fio cresce e se desenvolve normalmente, porém ele precisa dar voltas para formar o nosso tipo de cabelo, dando a impressão que o cabelo não saiu do lugar. Quanto mais próximo do crespo o fio for, mas ele ira encolher. E ele pode encolher até 80% do seu real tamanho! Antigamente, na época que, "Cabelo alisado era sinônimo de beleza", a maioria das mulheres costumavam pensar que o cabelo crespo/cacheado não cresciam, pois eles estavam sempre do mesmo tamanho. Isto era motivo de muitagonia...Qual mulher nunca desejou ver os seus cabelos na cintura? Todas ou pelo menos 98% delas. Por isto elas se rendiam aos alisamentos e até hoje se rendem! Agora que os paradigmas estão sendo quebrados e os cabelos naturais tomando o seu lugar, precisamos entender esse fator e aceita-lo.

ACEITANDO O FATOR ENCOLHIMENTO
Ame o seu tipo de cabelo!o é atoa que é amor é paciente, perseverante, gentil, tudo suporta. Quando você ama, você aceita os defeitos. Entãa resposta estaí, quando você souber amar o SEU tipo de cacho, você entenderá que ele é lindo e esse fator encolhimento é o diferencial. Você vai parar de brigar com seus fios. As vezes você pode até querer muda-lo, mas no fundo saberá que ele é o que é, charmoso, bonito, próprio e único.

NÃO ATACARAS O FATOR ENCOLHIMENTO
Não alisaras seus cachos paracabar com o fator. Não deixaras o cabelo molhado para que o peso da água diminua o encolhimento. Não desembararas o cabelo quando estiver seco (sim, é culpa do fator encolhimento que os crespos/cachos embaracem tanto). Não usaras química como solução do seu problema (a não ser que você sinta se confortável em alterar o seu tipo de cacho!).

SENDO AMIGO DO FATOR ENCOLHIMENTO
Você já entendeu que não pode afastar este fator dos seus fios, certo? Então sejamigo e ofereça detalhes que podem ameniza-lo. Um deles é o TWIST, uma técnica que muda temporariamente a forma dos seus cachos, fazendo com que eles fiquem um pouco mais abertos. E, automaticamente diminuindo o encolhimento dos fios. Faça tranças como forma de texturização dos fios. Experimente o Banding no seu cabelo, uma técnica que separa e prende o cabelo com buxinhas.

Vídeos sobre twists: Um l dois l três
Videos de trança como texturizaçao: Um l dois
Vídeo explicativo do Banding: Clique aqui (em inglês, perdoem-me)


PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA COM O FATOR ENCOLHIMENTO
Ultima dica e talvez a mais importante. Seja paciente e espere o seu cabelo crescer, enquanto isso aproveita cada momento. Tenho certeza que todos os meses o seu cabelo terá uma cara diferente pode ser imperceptível as vezes, então experimente tirar fotos e comparar. Diverta-se com seus fios e seja feliz!

Eaí, aprenderam lidar com o fator? Deixe um comentário sobre suas experiências. Espero que tenhajudado, um beijo!

2 comentários:

  1. Durante 8 anos eu usei alongamento(metodo fio a fio onde eu cortava o cabelo 2cm de cabelo), trancas,e antes disso relaxava, permanente afro, o antigo pente quente enfim, ja nem lembrava como era meu cabelo.

    A manutencao de horas do alongamento que cansou entao decidi que ia usar meu cabelo deixar crescer.Foi assim acho que durante uns 8 meses eu usando trancas afros grossas, numa das manutençoes meu cabelo ja estava meio grandinho e decidi que nao ia usar mais.

    Muita vergonha a principio minha mae dizia para eu passar um alisante que estava feio enfim mas, eu queria ser livre daquela tortura .Como ele estava pequeno ainda eu fazia twist do meu jeito na verdade foi meia sozinha que fui desciobrindo como domar meu cabelo e ser feliz.

    Hoje SOU MAIS QUE FELIZ COM MEU CABELO E NAO PASSO NADA SEM QUIMICA E ME ORGULHO DISSO.

    CABELO SEMPRE DA TRABALHO MAS , COMO ESTA AII TEM QUE AMA-LO E PODER ASSUMI-LO...;) :D

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo é meio estranho digamos que na parte de baixo (ou de dentro) dele.encolhe mto msm e tem uma aparencia muito ressecada por mais que eu hidrate fica sem brilho e ressecado fora o encolhimento e em cima ele é muito bonito
    o que eu faço para melhorar a parte de baixo do.meu cabelo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...